quinta-feira, 25 de outubro de 2012

4 - A Leitura do Catecismo da Igreja Católica inspira-me a escrever...


O ano da fé

O Catecismo da Igreja Católica


4 - A transmissão da revelação divina


Tal como já percebemos, Cristo Jesus é o caminho que leva a humanidade a Deus. O anuncio desse caminho, por ser algo que tem de ser constante e diário, tem de ser feito em persistência e por vezes contrariando tendências. A presença de Cristo na vida terrena, durante 33 anos, é parte desse anuncio, e quase que somos tentados a cair no erro de pensar que nessa passagem está o exclusivo do anuncio, esquecendo o trabalho dos apóstolos, dos papas ao longo de 2000 anos, dos bispos e de toda a igreja. Esse anuncio continua a ser presente em cada dia e cabe aos cristãos, não só descobrirem-no como transmitirem-no.
A sagrada escritura, que herdámos dos apóstolos, são ensinamento de catequese e são parte do anuncio. A vida dos Santos e Beatos, e também a vida da própria igreja, são parte do anuncio. A mediação da igreja entre os humanos e o celestial são parte do anuncio. E o próprio pecado também anuncia esse caminho. Cada um de nós, cristãos e elementos da igreja, tem responsabilidade em apresentar aos outros, Jesus Cristo como o caminho para chegar a Deus. O apostolado contraria modas contemporâneas e pensamentos modernos porque a fé não é pessoal e intransmissível, como referenciava a frente dos antigos bilhetes de identidade
Há duas maneiras de anunciar o evangelho: através da oralidade e através da escrita.
Iniciado com Cristo Jesus (e atenção porque consideramos que Jesus continua vivo e a conversar com cada um de nós), o período de aproximadamente 2000 anos que nos traz aos dias de hoje, foi gerador de uma tradição na passagem da palavra de Deus, que torna constante a presença de Deus e de Cristo na vida de cada um. Assim, a tradição está ligada à sagrada escritura, que é a palavra de Deus. Já a sagrada tradição é conservar a palavra de Deus. É aqui que reside um dos pilares da igreja. À igreja foi confiada essa tradição que gera um acordo de confiança e de aceitação por parte dos seus crentes – é a fé. E a igreja exerce a sua actividade em nome de Jesus.
A fé tem dogmas que têm a sua aceitação e a sua concordância por parte de todos os que constituem a igreja e é na aceitação desses dogmas que se faz a adesão à fé em Cristo.
JB – Outubro 2012


Sem comentários:

Enviar um comentário